Páginas

31 de outubro de 2017

Tarcísio Pereira| Homenageado no 5º Festival de Teatro de Mangabeira - 2017

Tarcísio de Souza Pereira é natural de Pombal e reside na Capital paraibana desde a adolescência, no início da década de 1980. É autor de uma extensa obra literária e teatral, sendo também diretor e ator muito atuante. Em 1996 foi indicado ao prêmio Moinho Santista como Revelação em Literatura. Publicou uma coleção de 12 livros contendo 20 textos dramatúrgicos, entre eles "As Pelejas de Camões" (Prêmio Novos Autores Paraibanos – UFPB –1997), "Nua na Igreja" (Prêmio Nélson Rodrigues – Ministério da Cultura – 1993) e "Caboré – A Ópera da Moça Feia" (Prêmio Lourdes Ramalho – 2000). Muitas das peças teatrais de Tarcísio Pereira foram encenadas em várias cidades brasileiras.

Estreou na literatura em 1993 com o romance "Agonia na tumba", obtendo boa recepção de público e de crítica, recebendo o Prêmio Capital Nacional de Resistência ao Ordinário, pelo jornal O Capital (Sergipe). "Dom Quizales de Condor", "Como São Jorge na Lua", "Uma Noite no Céu", O último dia de Deus" e "O Homem que Comprou a Rua" estão entre as suas principais narrativas publicadas.
Prêmios:
Em 1996 foi indicado ao prêmio Moinho Santista como Revelação em Literatura. Recebeu o Prêmio Capital Nacional de Resistência ao Ordinário, pelo jornal O Capital Sergipe. Em 1993 “Nua na Igreja” (Prêmio Nélson Rodrigues) – Ministério da Cultura. Em 1997 “As Pelejas de Camões” – (Prêmio Novos Autores Paraibanos) – UFPB. Em 2000 “Caboré” – A Ópera da Moça Feia” (Prêmio Lourdes Ramalho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário