26 de novembro de 2014

Cia de Teatro Soluar comemora a realização do II Festival de Teatro de Mangabeira.

A Cia de Teatro Soluar composta por Alexandra Oliveira, Aluisio Souza, Estéfane Dantas, Jamil Richene, Miguel Reberth e Richelly Silva, orgulha-se por ter conseguido realizar a segunda edição do Festival de Teatro de Mangabeira que aconteceu entre os dias 17 e 22 de novembro de 2014, na Associação de Moradores de Mangabeira o PROSIND, com a participação de vários grupos da grande João Pessoa e a participação de dois espetáculos do município de Alagoa Grande.

 O bairro de mangabeira tornou-se um verdadeiro palco de arte e cultura. Concretizando um dos maiores objetivos do festival que é desenvolver, fomentar e estimular as artes cênicas no bairro de mangabeira, uma vez que os seis integrantes da Cia de Teatro Soluar são moradores do bairro e sentem a necessidade enquanto artistas de fortalecer arte no bairro.

Diferentemente do ano passado, tivemos a possibilidade de realizar debates com os grupos que passaram no festival, levando em consideração a importância que esta troca de informações proporciona aos espetáculos. Tivemos também a honra de homenagear duas pessoas que se dedicaram por tanto tempo ao exercício da arte, que foi a atriz Mônica Macedo e o Jornalista e Ator Augusto Magalhães.
Durante os seis dias de festival vários artesãos do próprio bairro de mangabeira estavam mostrando o seu trabalho pois foi montado uma feirinha de artesanato, dando gosto de ver. Além disso, todas as noites do festival uma escola municipal e estadual foi convidada para prestigiarem as apresentações.

Nossos agradecimentos são incansáveis a todas as pessoas que participaram desta grande festa. A vocês nossos amigos da arte e do palco da vida, temos apenas que agradecer por tanto comprometimento  e responsabilidade com o nosso festival. Aos nossos jurados, apresentadores, amigos parceiros, ao publico que compareceu e aqueles que de forma direta ou indiretamente apóiam este festival.
Apoiaram este festival: Disk Lacre, Adesivo 2, ESCOB, Focos Produções, Associação de Moradores do PROSIND, Grafica Mangabeira, CN Tecidos, Arretado Produções Artísticas, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba.

A Cia e Teatro Soluar sabe que a trajetória ainda é longa e árdua, mas a luta e resistência em desenvolver a arte a cultura vai continuar pois a satisfação que sentimos é imensa.
Os premiados desta segunda edição foram:

CATEGORIA ESTUDANTIL:
 
1o. lugar: MEU NOME É LEGIÃO (direção de Thiago Rodrigues -Alagoa Grande/PB).

2o. lugar: O COREOGRAFO (direção de Izaqueu Nascimento- Escola Municipal Celso Furtado/João Pessoa-PB).

3o.lugar: QUADROS DA VIDA REAL (direção Francisco Pedro - Escola Municipal Indio Piragibe/João Pessoa - PB).

Atriz Revelação: BABI MARTINS (espetáculo Amarga Herança de Léo - Lyceu Paraibano/João Pessoa - PB).

Ator Revelção: CARLOS ALEXANDRE (espetáculo Quadros da Vida Real -  Escola Municipal Indio Piragibe/João Pessoa - PB).

CATEGORIA PROFISSIONAL

1o. lugar: Espetáculo FINADOS (Texto de Saulo Queiroz/ Direção de José Maciel-Grupo Sala Verde/João Pessoa-PB).

2o. lugar: REINO DO ARCO IRIS  (Texto e Direção de Ranier Santos/ Cia de Teatro Perfil/ João Pessoa-PB).

3o.lugar: MAR DE LUTO ( Baseado no texto de Federico Garcia Lorca - A Casa de Bernarda Alba/ Direção: Márcio Bacellar- Cia do Riso/João Pessoa-PB).

Melhor Atriz : ANDREZA CLAUDINO (Espetáculo Sertão/ Texto e direção Dam Silva- Cia Teatral Só Risos/Santa Rita-PB).


Melhor Ator : HERÁCLITO CARDOSO (Texto de Saulo Queiroz/ Direção de José Maciel - Grupo Sala Verde/João Pessoa-PB).

12 de novembro de 2014

Monica Macedo e Augusto Magalhães são homenageados em Festival de Teatro.

Grupo criado há 09 anos em João Pessoa, a Cia  de  Teatro  Soluar vem desenvolvendo um trabalho de teatro voltando  para a conscientização, formação e  humanização do público, através das  suas atividades culturais. Este ano o grupo dará continuidade ao seu calendário, realizando a 2ª edição do Festival de Teatro de Mangabeira que acontecerá entre os dias 17 a 22 de novembro de 2014 na Associação de Moradores de Mangabeira o PROSIND, o festival conta com a participação de 14 espetáculos teatrais inscritos, sendo 09 na categoria profissional e 05 estudantil.

Nesta edição a Cia Soluar decidiu abrilhantar ainda mais o festival, homenageando duas ilustríssimas pessoas que contribuem para o desenvolvimento da arte a cultura em nosso estado.  Nossa homenagem vai para a atriz e diretora, Monica Macedo e para o jornalista e ator, Augusto Magalhães, que estarão sendo lembrados durante os seis dias do festival, por sua contribuição e comprometimento ao longo de sua trajetória com a arte e a cultura Paraibana. De fato eles merecem nossos aplausos pelo trabalho realizado dentro e fora dos palcos.
Monica Macedo com sua sensibilidade em transmitir arte nos desperta algo único em sua forma de ser e atuar, atualmente é coordenadora dos cursos de extensão do Núcleo de Teatro Universitário NTU. Além de ter uma longa trajetória acadêmica, sendo ela Mestre em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Arte e Educação pela UFPE, além de graduada em Educação artística pela Universidade Federal da Paraíba. E também de abrilhantar o palco como atriz da Cia Oxente de Atividades Artísticas e Culturais.

Augusto Magalhães- Correio da Paraíba, 1994.
Augusto Magalhães, Jornalista de formação que sempre colocou o teatro em foco, que tanto contribuiu e contribui para a informação e difusão do teatro Paraibano. Magalhães é Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, Especialista em Crítica do Ensino das Artes e graduado em Jornalismo, Economia, Educação Artística e Artes Cênicas. Além de ter sua experiência e vivência nos palcos como ator de muitas montagens de espetáculos.
Por isso que a Cia de Teatro Soluar aplaude esses dois artistas de extrema capacidade e também agradece tantos anos dedicados a arte a cultura em nossa querida Paraíba.

Nosso muito obrigada!
Segue algumas fotografias dos homenageados:

Mônica Macedo no Espetáculo Anáguas.

Mônica Macedo no Espetáculo Anáguas.

Augusto Magalhães no Espetáculo Ali Ladrão e os 40 Babás, 1998.

Augusto Magalhães no Espetáculo Hamlet, 2003.

6 de novembro de 2014

Esta chegando o II Festival de Teatro de Mangabeira uma realização Cia de Teatro Soluar. #FTM_EuVou

No dia 05 de Novembro de 2014, aconteceu o primeiro encontro entre os integrantes dos grupos de teatro que irão participar da 2º edição do Festival de Teatro de Mangabeira, juntamente com a comissão organizadora do evento que é a Cia de Teatro Soluar. 

Estava presente na reunião 90% dos representantes dos grupos, tanto na categoria estudantil como profissional, onde foi possível assim discutir e mostrar esclarecimento as duvida sobre o festival que acontecerá entre os dias 17 e 22 de novembro de 2014 na Associação de Moradores de Mangabeira PROSIND.

Neste primeiro encontro podemos dizer que as expectativas são as melhores possíveis, uma vez que este momento foi muito importante e bom para a construção e realização desta segunda edição de festival.

Confira algumas fotos desse encontro maravilhoso: