Páginas

29 de março de 2014

Espetáculo “Marcas do Dia-a-Dia” realizara apresentação no Curso de Capacitação para Defensores Públicos.

O espetáculo “MARCAS DO DIA-A-DIA”, surgiu a partir da problemática da violência domestica em suas varias situações vividas por milhões de mulheres no Brasil e no mundo. Através do lúdico o espetáculo vem alertar a sociedade, em especial as mulheres, sobre os tipos de violência, a rede de serviços de atendimento local e reforçar a garantia dos direitos das mulheres perante a sociedade de acordo com a Lei Maria da Penha. Possibilitando a discussão e o questionamento sobre o tema em suas apresentações, conscientizando assim a sociedade que a violência deve ser denunciada e punida.

FICHA TÉCNICA

Texto: Criação Coletiva, 
Direção: Ângelo Guimarães, 
Elenco: Alexandra Oliveira, Aluisio Souza, Estéfane Dantas, Jamil Richene, Miguel Reberth e Richelly Silva. 
Cenários, figurinos e adereços: Anderson Cambraia
Maquiagem: O Grupo, 
Produção Executiva: Jamil Richene 
Arte Visual: Auricelia Mendes 
Preparação Musical: Revinho François 
Orientação de Estudo: Sueldes Araújo 
Realização: Companhia de Teatro Soluar.

27 de março de 2014

Hoje dia 27 de Março é comemorado o dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo.

O Dia Mundial do Teatro (27 de março) foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. O ITI é vinculado à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Educação, Ciência e Cultura). No Brasil, o teatro surgiu no século XVI para propagar a religião, destacando-se, por exemplo, o padre José de Anchieta. No século XIX, a comédia de costumes retratou, na obra de autores como Martins Pena, a sociedade brasileira da época. Os princípios da modernidade chegaram ao teatro brasileiro no século XX, com Oswald de Andrade. Um dos maiores dramaturgos do século XX é Nelson Rodrigues, sendo sua encenação “Vestido de Noiva”, em 1940, considerada um marco no teatro. Entre os grupos e companhias estáveis de repertório significativos, a partir dessa década, estão Os Comediantes, o TBC, o Teatro Oficina, o Teatro de Arena, o Teatro dos Sete, a Companhia Celi-Autran-Carrero. No entanto, a ditadura militar impôs censura a autores/encenadores até o início da década de 1980 quando, com o fim da ditadura, surgiram grupos/movimentos que estimularam uma nova dramaturgia.
Na Paraíba, embora conhecida como “celeiro de artistas”, o movimento teatral não tinha muito destaque até os anos 80. Em Areia, por exemplo, onde foi construído o primeiro teatro na Paraíba (o teatro Minerva), não se tem registro de grupos teatrais originados na cidade. Entretanto, o movimento teatral paraibano atual vem deixando de ser meramente amador. Em Campina Grande, o Teatro Municipal Severino Cabral inaugurado em 1963, consolidou-se como templo da produção artística campinense e paraibana ao longo das décadas de sua existência, além de cenário de diversos eventos nacionais e regionais.
E a Companhia de Teatro Soluar gostaria de parabenizar a todos os que tornam a arte possível. Obrigada a todos os músicos e musicista, diretores, dançarinas e dançarinos, técnicos (contra-regra, sonoplastas, iluminadores) produtores e a nossa linda plateia que são todos vocês, que nos transmite tanta energia, dando vontade a cada dia seguir com a arte de representar.

7 de março de 2014

Companhia ganha nova identidade visual.

Em comemoração aos 09 anos da Companhia de Teatro Soluar completados no dia 28 de Fevereiro de 2014, o grupo resolveu elaborar uma nova marca visual, a nova identidade foi criada pelo designer Masinho Cardoso, que a partir deste trabalho passa ser o responsável por todo o visual da Companhia.

 A nova logo traz consigo toda a sua alegria, energia e luz que o Soluar representa, tanto em sua composição visual, quanto nas suas apresentações de espetáculos teatrais e as suas realizações de eventos. É importante destacar que mesmo que na maioria das vezes nossos espetáculos retratem temas sérios da realidade da sociedade, o grupo não deixa de transmitir bem estar para o público, onde leva a arte também com consciência que determinados assuntos precisam ter grande atenção e nada melhor do que o teatro para transmitir isso.

É com muita luta e determinação que o grupo vem crescendo e somos gratos principalmente a Deus, aos parceiros, apoiadores e ao público que vem demonstrando imenso carinho pela Companhia de Teatro Soluar.

Obrigada a todos!

Segue abaixo os links das alterações nas principais mídias: